A Chanfana é um prato regional da Beira Litoral. É um dos pratos tradicionais mais famosos, cozinhada nos caçoilos de barro preto em Vila Nova de Poiares. Este concelho constituiu a Confraria da Chanfana e possui o registo da marca: Vila Nova de Poiares Capital Universal da Chanfana.
História da Chanfana
A chanfana nasceu num convento, no Mosteiro de Santa Maria de Semide, em Miranda do Corvo. Como tinham que pagar foros, os agricultores e rendeiros dos coutos do Mosteiro, que também eram pastores, pagavam com cabras e ovelhas, e aproveitavam para se desfazer dos animais velhos, que já não davam leite nem se reproduziam. As freiras, como não podiam sustentar tamanho rebanho, inventaram uma forma de conservar a carne já cozinhada, nas caves do mosteiro, durante todo o ano. Vinho não lhes faltava nos coutos, e a indústria do barro vermelho era florescente na região. A carne assada no vinho mantinha-se no molho solidificado durante meses. Só durante a 3ª invasão francesa, para evitar que os invasores roubassem o gado, as freiras terão divulgado a receita.
A receita original é com cabra velha, feita nos caçoilos de barro preto e em forno de lenha. Como aqui na nossa zona é muito difícil encontrar estes 3 requisitos, vou-vos deixar uma alternativa igualmente deliciosa. Espero que gostem.
Ingredientes:
1,5kg / 2kg de carne de Borrego
Vinho tinto
6 cabeças de alho
3 folhas de louro
Piri-piri
Sal
Pimenta preta
2 colheres de sopa de banha de porco
De véspera corta-se a carne, coloca-se num alguidar com o alho socado com casca, o louro, o piri-piri, o sal e a pimenta, por fim deita-se o vinho até a carne ficar completamente submersa. O vinho deverá ser de boa qualidade, quanto melhor, mais sabor irá dar ao cozinhado. Reserva-se de um dia para o outro com um pano a tapar. Coloca-se toda a carne e marinada na panela de pressão juntamente com a banha durante 30m a 40m. Passado este tempo coloca-se numa panela de barro e leva-se ao forno pré-aquecido em lume brando durante 20m para apurar até servir. Acompanhar com batatas cozidas ou fritas. Bom apetite!!